[iOS] Passo-a-passo - Testando no iDevice (aparelho)

3 replies [Last post]
@RSCdev
User offline. Last seen 5 years 20 weeks ago. Offline
Joined: 6 Sep 2011

Um guia para realizar o teste das suas aplicações diretamente no seu iPhone, iPad ou iPod Touch.

NOTA: Se essa é a primeira vez que você realiza um "build" (produção), você vai precisar criar seus certificados antes.

Passo 1
Faça seu Login no iOS Provisioning Portal e selecione "Devices" na barra lateral a esquerda, então clique no botão "Add Devices" que fica no alto à direita da página.

Passo 2a
Se você não tem seu Device ID (o ID do seu aparelho), conecte seu iPhone ou iPad com seu Mac via USB e então clique no símbolo da maça "" na barra de menu e escolha "Sobre este Mac", então selecione "Mais Informações..." (NOTA: Se você está rodando o sistema operacional OSX Lion você vai precisar clicar também depois em "Relatório do sistema").

Passo 2b
Encontre "USB" na barra lateral à esquerda, então localize seu iDevice (aparelho) na lista à direita. Copie então o número serial com cuidado.

Passo 3
Ainda no iOS Provisioning Profile continue adicionando seu iDevice apenas colando o serial number (vide Step 2a) dentro da caixa "Device ID", dando um nome pro seu aparelho e clicando ao finalizar em "Submit".

Veja a imagem de exemplo abaixo:

Passo 4
Clique "App IDs" na barra lateral à esquerda, então escolha "New App ID" do lado direito no alto da página.

Passo 5
Para a descrição entre com o Nome do seu App, para o chamado Bundle Seed ID selecione "Use Team ID" e para o "bundle identifier" entre: com.seunome.nomedoseuapp e escolha "Submit".

Veja a imagem de exemplo abaixo:

Passo 6
Clique em "Provisioning" na barra lateral à esquerda, clique então na seção "Distribution" e escolha "New Profile".

Passo 7
Preencha suas informações como se segue;

Método de Distribuição (Distribution): Ad Hoc

Profile Name: Nome do seu App

App ID: *selecione o App ID que nós acabamos de criar*

Devices: *selecione o iDevice que acabamos de adicionar*

Então clique em "Submit".

Passo 8
Você será levado de volta a seção "Distribution" e seu profile vai aparecer como "pending". Espere um momento e então atualize seu browser/navegador e a partir daí o botão de Download vai aparecer. Clique nele agora.

Passo 9
Uma vez que você tenha feito o download do seu "provisioning profile", clique 2x sobre ele e então o Xcode vai abrir. Uma vez que abra, seu provisioning profile foi adicionado ao Xcode.

Passo 10
Abra o CoronaSDK (atenção: se seu Corona já estiver rodando você DEVE fechar e reabrir o Corona antes de poder continuar o procedimento), então abra seu app e pressione CMD+B para completar o build (produção).

Passo 11
Entre com sua informação, escolhendo "build for device" com o "code signing identity" (identidade de assinatura do código) que acabamos de criar. (iPhone Distribution: Seu Nome [Nome do App]).

Passo 12
Conecte seu aparelho via USB com seu Mac, então abra o Xcode e pressione CMD+shift+2 para trocar/ir para a janela do Organizer.

Passo 13
Selecione seu aparelho na esquerda e então escolha "Use For Development" (usar para desenvolvimento). Obs: Você vai precisar entrar com os detalhes do seu login de desenvolvedor Apple e então esperar um tempo enquanto o Xcode configura tudo, para depois proceder). NOTA: O tempo de espera aqui depende de quantos profiles, etc você tem para serem configurados, além claro de considerar a velocidade da internet que você está utilizando.

Passo 14
Encontre o App que você acabou de fazer o build (produzir) e arraste ele pro seu iDevice (aparelho) na barra lateral à esquerda da janela do Xcode. Isso levará um tempo para sincronizar, então por favor tenha calma, pois tudo depende do "tamanho" do seu app. ;)

Passo 15
Seu app agora está no seu aparelho! Que se iniciem os Testes reais! :)

Aqui concluímos nosso Passo-a-Passo para produção de apps no Corona visando a instalação e testes reais no seu dispositivo - iDevice.

Se você ainda assim precisar de uma assistência do tipo "one-on-one", pessoal, Ansca Mobile oferece essa assistência e atenção pelo programa chamado Corona 102, que você pode encontrar maiores detalhes neste link aqui: http://www.anscamobile.com/corona/support/

PS: Esse Guia Passo-a-Passo foi originalmente escrito pela funcionária da Ansca chamada - Peach Pellen. Todos os créditos vão para ela, uma vez que eu - Rodrigo Costa - apenas realizei a tradução do manual para o Português visando ajudar outros usuários aqui da Comunidade Ansca - CoronaSDK.

*Credit goes to @Peach as original writer.

Replies

magadistudio
User offline. Last seen 1 year 35 weeks ago. Offline
Joined: 10 Jul 2011

Muito obriado Rodrigo por ter feito esse guia passo-a-passo para todos nos pudermos seguir!

magadistudio
User offline. Last seen 1 year 35 weeks ago. Offline
Joined: 10 Jul 2011

*quiz dizer obrigado, nao obriado! Nossa!

@RSCdev
User offline. Last seen 5 years 20 weeks ago. Offline
Joined: 6 Sep 2011

Haha Paulo!

Não precisa agradecer, principalmente você que é meu irmão. .)

Abração e até + tarde né?

Rodrigo.

Viewing options

Select your preferred way to display the comments and click "Save settings" to activate your changes.